Turma 35039
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Turma 35039

Fórum da turma 35039 do Extrenato Alexandre Herculano na Amadora
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Funcionamento e História.

Ir para baixo 
AutorMensagem
joão carlos.S.P_91

joão carlos.S.P_91


Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 33
Localização : Amadora

Funcionamento e História. Empty
MensagemAssunto: Funcionamento e História.   Funcionamento e História. EmptyQui Out 30, 2008 5:53 pm

Funcionamento e História. 180px3tastenmausmicrosocg0

Funcionamento

O rato original possuía dois discos que rolavam nos eixos X e Y e tocavam directamente na superfície. O modelo mais conhecido de rato é provavelmente o rato baseado em uma esfera, que roda livremente, mas que na prática gira dois discos que ficam em seu interior. O movimento dos discos pode ser detectado tanto mecanicamente quanto por meio óptico.

Os modelos mais modernos do rato são totalmente ópticos, não tendo peças móveis. De modo muito simplificado, eles tiram fotografias que são comparadas e que permitem deduzir o movimento que foi feito. O rato óptico não é uma invenção tão moderna quanto parece: já no início da década de 90 a Sun fornecia máquinas com um rato óptico que exigia um mousepad especial, com uma padrão matricial. O rato óptico actual, porém, usa uma tecnologia muito mais avançada que pode funcionar em qualquer superfície não reflexiva.

Funcionamento e História. 300pxopticalmouseshininyn4

História

O rato foi inventado por Douglas Engelbart, sendo a patente americana 3.541.541 de 1970.

O rato é, provavelmente a peça de hardware do computador que mais utilizamos. Seu inventor, Douglas Engelbart, apresentou-o pela primeira vez em 9 de Dezembro de 1968 como "XY Position Indicator For A Display System". Era uma caixa de madeira e tinha apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido a falta de necessidade de tal dispositivo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores no ecrã.

A partir da primeira metade da década de 80, mais precisamente em 1983 a Apple passou a utilizar o rato como dispositivo apontador em seus micros Lisa. De lá para cá o nosso velho e querido rato, ou "XY Position Indicator For A Display System", tornou-se parte integrante dos actuais computadores.

O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um rato (mouse). Pode-se dizer que a partir do lançamento do Windows 3.1, em Abril de 1992, o lugar do rato estava assegurado.

Na época Douglas Engelbart vendeu a patente do "X-Y Position Indicator" (rato) por US$ 10.000.

Nestes trinta e quatro anos centenas de milhões de computadores e certamente um número igual ou maior de ratos foram vendidos. Se Engelbart tivesse ficado com a patente, teria ficado muito rico.

Em 10 de Abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prémio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prémios do mundo para inventores.

Em trinta e poucos anos a evolução do rato não foi grande. Na verdade isto é um atestado de genialidade a Douglas Engelbart.
Agora por ordem cronológica as suas mudanças:

1. Esfera: Ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movimentos.
2. Trackball: Inventa-se o trackball, um rato de "cabeça para baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar directamente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais a vontade do que com o rato.
3. Sem fio: A opção de não ter mais um fio entre o rato e o micro. O rato sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.
4. Ergonomia: Tanto os ratos como os trackballs passam a ter desenhos mais ergométricos, se adaptando mais aos usuários.
5. Scroll: Roda usada para rolar no ecrã.
6. Óptico: A esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico, emite uma luz que "lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que é detectado o movimento.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Funcionamento e História.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» História da DDR
» O que é o Debian e a sua história
» Historia e caracteristicas dos discos rigidos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Turma 35039 :: Hardware :: Periféricos :: Ratos :: Informações-
Ir para: