Turma 35039
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Turma 35039

Fórum da turma 35039 do Extrenato Alexandre Herculano na Amadora
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Historia e caracteristicas dos discos rigidos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Daniel Lopes

Daniel Lopes


Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/10/2008

Historia e caracteristicas dos discos rigidos Empty
MensagemAssunto: Historia e caracteristicas dos discos rigidos   Historia e caracteristicas dos discos rigidos EmptyQua Nov 05, 2008 7:42 pm

Historia dos discos rígidos

O disco rígido foi um dos componentes que mais evoluíram na história da computação. O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 19577, e era formado por nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 5 megabytes, incrível para a época. Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control). Em 1973 a IBM lançou o modelo 3340 "Winchester", com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Assim criou-se o termo 30/30 Winchester (uma referência à espingarda Winchester 30/30), termo muito usado antigamente para designar HDs de qualquer espécie.
Um disco rígido armazena os dados da mesma maneira que uma fita cassete, através de uma técnica de armazenamento magnético. Isso torna os dados armazenados em um disco rígido muito fácil de apagar, rever e substituir.

Características
O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma protecção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e é a partir dele que lançamos e executamos os nossos programas mais usados.
Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é apagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador for ligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Historia e caracteristicas dos discos rigidos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Discos IDE/ATA
» Discos SCSI
» Discos SATA
» Discos Externos
» História da DDR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Turma 35039 :: Hardware :: Discos Rigídos :: Internos :: IDE :: discos rigidos :: discos rigidos-
Ir para: